domingo, 3 de outubro de 2010

Vitaminas B

As vitaminas B
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.
Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta.  Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com complexo B é indicada.


Vitamina B1:
  A falta pode causar: beribéri, vômitos, insônia, palidez,
taquicardia, dilatação cardíaca, dispnéia, polineuropatia, doença de Wernicke.
 Seu excesso pode interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B.
Onde encontrá-las: cereais, raízes, leite, carnes, verduras, levedo de cerveja. Em vários alimentos de origem vegetal e animal
Quantidade: entre 0,2 e 1,4  mg /dia, dependendo do sexo, da idade e da condição de saúde da pessoa
Vitamina B3:
  A deficiência dessa vitamina pode gerar: pelagra (dermatose, diarréia, inflamações na língua, disfunção intestinal e cerebral)
  A alta quantidade dessa vitamina no organismo pode ser prejudicial a pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica.
Onde encontrá-las: principalmente carnes magras, carnes de aves domésticas, peixes, levedo de cerveja e amendoins 
Quantidade: entre 2 e 18  mg /dia, dependendo do sexo, da idade e da condição de saúde da pessoa.
Vitamina B12:
  Sua carência pode ocasionar na anemia megaloblástica, ou perniciosa, glossite e hipospermia, distúrbios gastrointestinais.
  Seu excesso no organismo não tem nenhum efeito tóxico conhecido.
Onde encontrá-la: As fontes mais ricas dela são fígado e rim, depois vem o leite e derivados, ovos, peixe e carnes de músculo.
Quantidade: entre 0,4 e 2,8 µg /dia, dependendo do sexo, da idade e da condição de saúde da pessoa
Há muitas outras vitaminas do complexo B, porém não iremos comentá-las por questão de praticidade. Se quiser conhecer as vitaminas B2, B5, B7, B9, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Vitaminas: De A a K - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords