domingo, 3 de outubro de 2010

Vitamina A

A vitamina A

A vitamina A, também conhecida como retinol, é uma vitamina lipossolúvel. Ela tem papel fundamental na visão, pois regula a função da retina, protege a mucosa e a pele, é um elemento de defesa contra microorganismo, ajuda na funcionalidade dos órgãos reprodutores, protege a área respiratória, tem grande importância na gravidez e lactação, entre muitas outras.
Ø  A falta dessa vitamina pode provocar: cegueira noturna; ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira; inflamação da pele (dermatite); endurecimento das membranas mucosas, dos tratos respiratório, gastrointestinal e geniturinário, além do risco de infecções e morte.
Ø  Mas nem consumir em excesso faz bem. O consumo exagerado dessa vitamina pode provocar: dor de cabeça; ressecamento da pele com fissuras; queda de cabelo; aumento do baço e fígado; aumento dos ossos e dor nas juntas.
Onde encontrá-la: em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjados que possuem carotenoides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.
Quantidade: a necessidade varia entre 400 e 1300 µg /dia, dependendo do sexo, da idade e da condição de saúde da pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Vitaminas: De A a K - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords