domingo, 3 de outubro de 2010

Vitamina K

A vitamina K
A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1, mas também há a K2 e K3 (que é a mais potente). Ela ajuda a prevenir a osteoporose e atua na coagulação do sangue.
Ø  Sua deficiência não é muito comum por ser bastante encontrada e bem distribuída nos alimentos e sua síntese pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância. Normalmente está associada com a má absorção de lipídios ou destruição da flora intestinal por uma terapia antibiótica contínua. Caso ocorra, faz a pessoa ter tendência à hemorragia, desnutrição, má função do fígado, problemas intestinais
Ø  Seu excesso causa dispnéia, rubor, dores no tórax (na injeção intravenosa de vitamina K1) e hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).
Onde encontrá-la: principalmente no fígado, alface, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como o trigo e a aveia.
Quantidade: a necessidade diária varia entre 2 e 120 µg, dependendo do sexo, da idade e da condição de saúde da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Vitaminas: De A a K - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords