domingo, 3 de outubro de 2010

O que são as vitaminas?


As vitaminas são compostos orgânicos, fornecidos pelos alimentos que realizam certas funções e asseguram a saúde normal do organismo.
O termo vitamina foi criado por Casimir Funk, em 1912 – é a união da palavra vita (vida) + amina. Esse nome foi dado, porque esse químico polonês descobriu  na casca do arroz algo que prevenia o beriberi e que era capaz de corrigir a doença experimentalmente em animais e seres humanos. Essa substância era uma amina e, portanto motivou o nome
A necessidade diária de vitaminas é de apenas alguns microgramas à alguns miligramas. As vitaminas têm funções catalíticas (aceleram reações químicas) e são diferentes das substâncias nutritivas, que servem como reserva ou constitui o organismo. Elas permitem o anabolismo e o catabolismo dos principais elementos nutritivos, controlando, assim, o metabolismo.
As vitaminas têm suas funções muito específicas no metabolismo. Sua carência ou excesso pode acarretar em diversas doenças. A falta de vitaminas no organismo é denominada hipovitaminose. Seu excesso é chamado de hipervitaminose.
Existem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis e as hidrossolúveis
As lipossolúveis ( A , D, E e K ) necessitam do auxílio de gorduras para serem absorvidas. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.
As hidrossolúveis (B, PP, C e P) necessitam de água e são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado, principalmente na urina. Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária.
              Nosso blog tem o intuito de mostrar para as pessoas os problemas da avitaminose e da hipervitaminose de cada vitamina, mostrando o que pode causar , onde encontrá-las para não haver carência e em que quantidade ingerir cada uma diariamente, para não sofrermos os problemas da hipervitaminose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Vitaminas: De A a K - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords